A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA PERSONALIDADE DOS CRISTÃOS

“Tudo é permitido, mas nem tudo é oportuno.
Tudo é permitido, mas nem tudo edifica”
(1 Cor 10,23)


Que a paz esteja convosco!
Meus queridos irmãos chegamos, finalmente, ao período do advento. E aqui estamos, com a graça de Deus. Desta feita, para falarmos sobre a influência dos meios de comunicação na personalidade dos cristãos.
É sabido que o ser humano pode se comunicar: verbalmente, visualmente ou corporalmente. Vivemos uma época onde a imagem fala por si; uma época onde os meios de comunicação - como o rádio, a televisão, os jornais e a Internet - têm um peso consubstancial sobre a conduta humana. Assim, aquilo que é dito pelo artista fulano de tal, pelo apresentador sicrano ou pelo comunicador beltrano poderá ser usado como ponto de partida por uma gama de pessoas que se deixam influenciar pela mídia.
Como vocês acham, então, que as modas são lançadas?
As estratégias de marketing, utilizadas pela mídia, atingem diretamente o âmago das pessoas porque são baseadas a partir de um princípio a que chamamos de Hierarquia das Necessidades (conceito elaborado pelo Dr. Maslow). Ou seja, todo ser humano é carente de atenção; por isso, busca satisfazer esta necessidade adquirindo produtos ou assimilando modelos - pré-estabelecidos - de um determinado segmento da sociedade afim de se sentir aceito como um membro pertencente (incluso) em grupos de seu interesse (como a família, o grupo da igreja, do trabalho, entre outros).
Neste sentido quem trabalha com comunicação - seja ela escrita ou falada - precisa ter a consciência do seu poder de persuasão no meio do povo. Por outro lado, as pessoas, que estão do outro lado do canal, precisam, por sua vez, também ter a consciência de saber discernir entre aquilo que edifica e aquilo que escraviza. Faz-se necessário que se tenha o devido cuidado, por exemplo, com programas que estimulam a promiscuidade, a degradação dos direitos da família.
Caríssimos, aqui em nossa comunidade (Paróquia São José do Carpina) temos o merecimento de termos programas como: Bom dia com Jesus (Segunda à Sábado), o Fortes na Fé (Segunda à Sexta), o Viva a vida (aos Sábados), o Deus Existe (aos Domingos) e, também aos domingos, a Santa Missa em seu Lar; todos pela Rádio Alternativa FM 104,9; programas da nossa Paróquia São José do Carpina. E agora a PASCOM procura atingir novos horizontes a partir do portal COMUNICADORES DA FÉ.
Como vedes é um trabalho de evangelização onde, nós que fazemos a PASCOM CARPINA, procuramos transmitir da melhor forma possível mensagens que edifiquem a criatura humana e, conseqüentemente, proclamar a Palavra de Deus. Este Deus que é misericordioso e trino.

A PASCOM CARPINA deseja a você, nosso leitor fiel, que tenha um natal abençoado e um 2010 repleto de benção em cima de bênçãos; que você não tenha vergonha de evangelizar e pôr em prática a máxima que Cristo nos ensinou: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jô 15,12)
A todos um cheiro no coração, com a graça de Deus!

Salatiel Soares Diniz
Psicólogo Clínico e Arteterapeuta
salatiel.psi@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas

FAÇA PARTE DA NOSSA TRIBO!

O PODER DO PENSAMENTO POSITIVO

Saiba como ativar uma atitude mental positiva para alcançar a prosperidade. Com uma leitura fácil e dinâmica te ajudamos a trabalhar a sua mente subconsciente com pensamentos positivos diariamente. Comprar Agora