MEDIAÇÃO

“A raça humana está muito mais adiantada
na tecnologia, isto é,
Em lidar com a natureza não humana,
do que em lidar consigo mesma” .
- Arnold Toynbee


A mediação representa a substituição das disputas adversariais pelo acordo cooperativo. Ela promove a pacificação por meio da obtenção da convergência de interesses.
 QUAL O PAPEL DO MEDIADOR? Buscar o equilíbrio entre as pessoas.

Fiorelle (2008:46) adverte que há, por parte do ser humano, uma maior habilidade para se envolver em conflitos do que lidar com eles.

 É PRECISO SABER GERENCIAR OS CONFLITOS A PARTIR DE ALGUNS FATORES, TAIS COMO:
a) o conflito em si – cada conflito tem suas características próprias;
b) características dos envolvidos – cada pessoa percebe o mundo de uma forma única e particular;
c) características do ambiente – as características particulares citadas no item anterior refletem-se aqui;
d) experiências anteriores com conflitos idênticos ou semelhantes – as pessoas reagem de forma diferente em diferentes situações;
e) urgência, probabilidade percebida de sucesso, limitações legais e outros etc - tratar um conflito como se fosse algo sem valor corre-se o risco de tomar decisões precipitadas ou incorrer em erros desnecessários.
Os métodos de gestão de conflitos podem ser subdivididos em ADVERSARIAS E COOPERATIVOS ou em AUTOCOMPOSITIVOS E HETEROCOMPOSITIVOS.

MESC (MÉTODOS EXTRAJUDICIAIS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS) – são representados pela arbitragem, negociação, conciliação e mediação. O autor salienta que “a mediação vem sendo praticada no âmbito do Poder Judiciário, não pelos Juízes, mas por mediadores credenciados e com experiência no trabalho.

Mediação – o mediador não busca concordâncias, mas a gestão dos conflitos por meio do realinhamento das divergências entre as partes. Aqui conta-se como moeda de troca: o capital emocional, ou seja, conta-se com os fatores emocionais envolvidos na mediação.
Capital emocional positivo: amor, compaixão, afeto;
Capital emocional negativo: raiva, desprezo, medo.

Fiorelli (2008:58) adverte que, a mediação trabalha com os recursos disponíveis,em vez de se concentrar nas deficiências que dominam o pensamento inicial dos litigantes. Logo, quanto mais um indivíduo investe capital emocional em um acordo, tanto maior será a sua satisfação com o resultado e a responsabilidade com que assumirá a decisão tomada.

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA MEDIAÇÃO:
 Caráter voluntário;
 Autonomia da vontade;
 Complementaridade do conhecimento;
 Credibilidade e imparcialidade do mediador;
 Competência do mediado;
 Diligência dos procedimentos;
 Boa-fé e lealdade das práticas aplicadas;
 Flexibilidade, clareza, concisão e simplicidade, tanto na linguagem quanto no procedimento;
 Possibilidade de oferecer segurança;
 Confidencialidade do processo.
 Embora o ser humano seja em sua essência conflitante tende ao equilíbrio; mesmo que este equilíbrio nem sempre isto seja perceptível. Curiosamente as pessoas entram em conflito por se sentirem traídas em seu eu. Em psicologia este eu é o SELF ou o SI MESMO; que busca a sua aceitação a partir do outro. Seja como for, salientamos que o mediador não deve tomar partido, deve guardar uma justa distância para continuar tendo perspectiva e clareza. (Six, apud Fiorelli 2008:156)

Em síntese, o que se observa em todo esse processo é que as pessoas buscam ser aceitas como elas são, mesmo que para isso tenham que entrar em conflitos. Ao mediador é dirigido o poder de entrar em concordância sem necessariamente concordar com um ou com outro.


_______________
Trabalho desenvolvido pelos alunos: Márcio Roberto Leão e Salatiel Soares Diniz, como avaliação da disciplina: Gestão de Conflitos do curso de Pós-graduação em Gestão de Talentos e Desenvolvimento de Pessoas da Faculdade Luso-Brasileira – FALUB.

Comentários

Postagens mais visitadas

FAÇA PARTE DA NOSSA TRIBO!

O PODER DO PENSAMENTO POSITIVO

Saiba como ativar uma atitude mental positiva para alcançar a prosperidade. Com uma leitura fácil e dinâmica te ajudamos a trabalhar a sua mente subconsciente com pensamentos positivos diariamente. Comprar Agora