AROMATERAPIA E A SAÚDE MENTAL

 

Olá pessoas, saudações aromáticas.

Seja muito bem-vindo  [bem-vinda] ao nosso Conversando com Salatiel Dinizo podcast que te ajuda a valorizar aquilo que você tem de melhor.

E eu fico feliz que você esteja aqui conosco, e ao final deste episódio, espero ter contribuído para tornar o seu dia melhor, com facilidade, alegria e glória.

No episódio de hoje o tema é:

AROMATERAPIA E A SAÚDE MENTAL


Começamos a nossa interação com a seguinte indagação: Quem nunca se estressou que atire a primeira pedra!

Fala aí, em tempos de pandemia e crescimento das mídias digitais é quase impossível não nos estressarmos, não é verdade?

Há trinta anos que o meu foco de estudo tem sido o cuidado com a saúde mental. Acredito que se cuidarmos bem da nossa mente tudo o mais, em nosso corpo, se ajusta em harmonia e perfeição.

Claro que temos inúmeros recursos que podemos utilizar como ferramentas terapêuticas, ferramentas que nos auxiliaram a manter o nosso equilíbrio mental, desde uma boa meditação com o uso dos óleos essenciais.

A Aromaterapia começa com as mais antigas civilizações com o objetivo de ajuda as pessoas a equalizarem suas frequências quânticas. O uso dos óleos essenciais nos ajuda a combater inúmeras disfunções, mas, certamente, a grande maioria das pessoas utiliza para combater o estresse. Assim, uma boa massagem com o uso de óleos essenciais poderá ter um efeito relaxante e analgésico; proporcionando uma sensação de bem estar físico e, certamente, mental. Podemos dizer que a magia da Aromaterapia consiste em alinhar os nossos chackras como o maestro alinha os seus músicos para que os mesmos executem a peça com maestria.


Perceber-se em desalinho nem sempre é uma coisa fácil; conquanto, todos nós, em algum momento já se deu conta que o emocional não está bem e se percebe irritadiço ou melancólico ou então com uma vontade enorme de desaparecer do mundo. Eu já me senti assim, você não?

Ok Salatiel, mas como a Aromaterapia pode nos auxiliar?

É como eu venho falando, o uso correto dos óleos essenciais, ou seja a inalação ou uma boa massagem nos ajudará, através dos seus compostos químicos a alinhar o que está em desalinho em nossa mente e, por conseguinte, em nosso corpo físico.

É comum, por quase do estresse, sentirmos desconforto em nosso corpo e, dessa forma, dores de cabeça, enxaqueca, prisão de ventre, azia, insônia, e tantas outras doenças psicossomáticas são muito mais comuns do que podemos imaginar.

Tenho dito inúmeras vezes que nós não somos os nossos corpos físicos, mas aquilo que os anima. E é exatamente aí onde os óleos essenciais irão atuar. Quando inalamos um óleo essencial o seu aroma percorre um caminho através do nosso bulbo olfativo até chegar em nosso sistema límbico, atuam na tensão nervosa. Por isso que, independente, de você acreditar ou não em sua eficácia eles provocam uma reação em seu organismo. Claro que estamos falando de algo bem complexo e nós não vamos detalhar aqui, neste podcast, um assunto que podemos esmiuçar numa consulta ou num curso de Aromaterapia. O nosso objetivo aqui é deixar claro para você que os compostos químicos presentes nos óleos essenciais estimulam o nosso cérebro e, por conseguinte, o nosso corpo. Por este motivo que a Aromaterapia tende a nos fazer tão bem.


MINUTO AROMÁTICO


E a nossa dica de hoje, já que estamos falando estresse e cansaço mental, é o uso de um óleo essencial com um odor mentolado, extraído das folhas da Mentha x piperita, mais conhecido como Hortelã Pimenta [Peppermint]. Essa erva é muito cultivada nos EUA, Brasil e na Europa. Há séculos é usada como remédio, devido o seu efeito terapêutico em problemas digestivos. O óleo essencial de hortelã-pimenta possui um aroma muito peculiar devido ao seu composto químico conhecido como mentol. Amplamente utilizado em cremes dentais e antissépticos bucais. Por conta do seu aroma refrescante é uma excelente dica para combater aquela fadiga mental, oriunda do excesso de trabalho ou estudo. Ao ser inalado, por conta do mentol, o óleo essencial de hortelã-pimenta, apresenta uma ação analgésica, podendo aliviar dores de cabeça e nevralgias; bem como, um ótimo estimulante à concentração e à memória. Lembrando, sempre, que o uso deve ser moderado, pois não é porque é natural que devemos consumir de qualquer jeito. Na dúvida, procure o auxílio de um bom Aromaterapeuta para que ele possa lhe ajudar no uso correto dos óleos essenciais.

POR FIM, pare de produzir lixo existencial – com pensamentos negativos e derrotistas -, pare de carregar pedras de tropeço em sua vida. Experimente amar-se mais, ler bons livros, brincar, sorrir, perdoar-se a si mesmo e não ter vergonha de procurar uma ajuda profissional quando o emocional não estiver bem. Cuide bem da sua saúde mental.

Gratidão  a todos os nossos ouvintes por nos acompanhar. Eu sou Salatiel Diniz e espero ter contribuído para tornar o seu dia melhor, com facilidade, alegria e glória; te desejo muita paz e luz em teu coração.

Siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram: @salatiel.diniz | @salatieldiniz.podcast | Twitter: @Salatielpsi | Telegram: Vida em Abundância | Youtube: Salatiel Diniz

Adquira o nosso Ebook: O Poder do Pensamento e ajude-nos a continuar com este projeto e atingir muito mais pessoas. Afinal, tem gente precisando ouvir [ou ler] o que eu acabei de falar.

Acesse. Curta. Compartilhe este podcast com mais pessoas. 

Um grande cheiro em teu coração e até breve, até muito breve.

Fonte: Aromaterapia para todos, Robert Tisserand; Ed.Laszlo, 2017. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas

FAÇA PARTE DA NOSSA TRIBO!

O PODER DO PENSAMENTO POSITIVO

Saiba como ativar uma atitude mental positiva para alcançar a prosperidade. Com uma leitura fácil e dinâmica te ajudamos a trabalhar a sua mente subconsciente com pensamentos positivos diariamente. Comprar Agora