Pesquisa de Clima Organizacional é ferramenta estratégica para Coca-Cola

Patrícia Bispo
Patrícia Bispo
Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco/Unicap. Atuou durante dez anos em Assessoria Política, especificamente na Câmara Municipal do Recife e na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco. Atualmente, trabalha na Atodigital.com, sendo jornalista responsável pelos sites: www.rh.com.br, www.portodegalinhas.com.br e www.guiatamandare.com.br.

+ textos de Patrícia Bispo

A Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) é sem dúvida alguma uma ferramenta valiosa para quem atua na área de Gestão de Pessoas, uma vez que através dela é possível identificar os pontos fortes e fracos que precisam ser revistos e trabalhados dentro de uma organização. Através desse recurso, por exemplo, o profissional de RH consegue adotar ações que melhorem o clima interno e que impactem positivamente no dia a dia dos profissionais, inclusive, gerando uma melhoria da performance individual dos profissionais e, conseqüentemente, das equipes.

No 4º ConviRH (Congresso Virtual de Recursos Humanos), evento 100% virtual promovido pelo RH.com.br e que ocorre no período de 13 a 28 de maio, os participantes terão a oportunidade de assistir a palestra, em vídeo, com a Ana Paula Franzoti, gerente de Desenvolvimento Organizacional da Coca-Cola Guararapes, que abordará a prática da empresa em Pesquisa de Clima Organizacional.

Em 2004, Coca-Cola Company inteira entrou no processo e de lá para cá passou por um processo de aperfeiçoamento, considerado um dos aspectos que contribui para o êxito dessa prática. Porém, Coca-Cola Guararapes só entrou no processo no ano de 2006 e nesse momento, somente três organizações participaram do processo. Já em 2008, a metodologia foi consolidada em 13 organizações e em 2009, todas as todas organizações que fazem parte dessa divisão da Coca-Cola participaram da pesquisa.

Em sua apresentação, Ana Paula Franzoti explica que a pesquisa de clima da Coca-Cola é constituída de 58 questões que foram baseadas no estudo da Towers Perrin, que participou de toda a elaboração do processo de PCO. Os questionários, vale salientar, são aplicados em 100% do quaro funcional via on-line ou através de impressos.

Dentre as categorias abordadas na pesquisa de clima, encontram-se: Comunicação; Treinamento & Desenvolvimento; Engajamento; Imagem; Liderança; Meu Departamento; Minha Gerência; Efetividade Operacional; Remuneração & Benefícios; Código de Conduta; além de Excelência Operacional. "Nós buscamos atender a todos os ramos de gestão da organização, através da pesquisa", enfatiza a gerente de Desenvolvimento Organizacional da Coca-Cola Guararapes.

Durante a palestra, Ana Paula apresentará todas as etapas que de implementação da Pesquisa de Clima Organizacional que compreenderam: planejamento; comunicação do processo aos colaboradores; aplicação da pesquisa, tabulação dos dados; os resultados e como esses servem de base para a elaboração dos planos de ação da empresa. Quem participar do 4º ConviRH conhecerá em detalhes esse interessante caso prático em Gestão de Pessoas.


Serviço:

4º ConviRH - Congresso Virtual de Recursos Humanos
Realização - De 13 a 28 de Maio de 2010
Promoção - RH.com.br
Informações e Inscrições: www.convirh.com.br ou convirh@rh.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas

FAÇA PARTE DA NOSSA TRIBO!

O PODER DO PENSAMENTO POSITIVO

Saiba como ativar uma atitude mental positiva para alcançar a prosperidade. Com uma leitura fácil e dinâmica te ajudamos a trabalhar a sua mente subconsciente com pensamentos positivos diariamente. Comprar Agora