Qual o melhor lugar do mundo para se viver?

Em ranking divulgado pela Mercer, a cidade brasileira mais bem colocada é Brasília, em 104º lugar.

Por Simão Mairins, Administradores.com.br

Pela segunda vez consecutiva, Viena, capital da Áustria, ficou em primeiro lugar.
Foi divulgada a edição 2010 da pesquisa anual Qualidade de Vida nas Cidades, que elaborou um ranking envolvendo 221 capitais federais e grandes centros urbanos. Realizado pela Mercer, empresa internacional especializada em consultoria, outsourcing e investimentos, o estudo apresenta, pela segunda vez consecutiva, Viena, capital da Áustria, em primeiro lugar. A cidade brasileira mais bem colocada foi Brasília, em 104º. No fim da lista está Bagdá, capital do Iraque.

As cidades européias mantêm a liderança absoluta no ranking: depois de Viena, aparecem Zurique e Genebra (Suíça), segunda e terceira colocadas, respectivamente. Depois aparecem as alemãs Dusseldorf (6ª), Frankfurt e Munique (ambas empatadas em 7º), e a suíça Berna (9º). Entre as dez primeiras, as únicas cidades não europeias são Vancouver, do Canadá (4ª), Auckland, da Nova Zelândia, (4ª) e Sidnei, da Austrália (10ª).

As três cidades brasileiras que aparecem no ranking são Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. A capital federal, a mais bem colocada, aparece em 104º do ranking global, com 79,4 pontos. Já a capital carioca é a 116º, com 74,4 pontos, seguida por São Paulo, em 117º, com 74,1 pontos. Na comparação com outras cidades da América Latina, as brasileiras ficam à frente de capitais como Cidade do México (123ª), Caracas (165ª) e Havana (192ª). No entanto, a argentina Buenos Aires (78ª), a uruguaia Montevidéu (79º) e a chilena Santiago (90ª) aparecem à frente.

As cidades em pior situação no ranking são:

212ª – Conakry/ Guiné
213ª – Porto Príncipe/ Haiti
214ª – Nouakchott/ Mauritânia
215ª – Sana'a – Iêmen
216ª – Brazzaville – Congo
217ª – Tbilisi – Geórgia
218ª – Khartoum – Sudão
219ª – N'Djamena – Chade
220ª – Bangui – República Centro Africana
221ª – Bagdá – Iraque

Eco-cidades

A Mercer também elaborou um ranking das eco-cidades, levando em conta aspectos como disponibilidade de água potável, coleta de lixo e poluição. No topo, aparece a canadense Calgary, seguida pela norte-americana Honolulu, capital do estado do Havaí, e Ottawa, também do Canadá. Do Brasil, mais uma vez, Brasília é a mais bem colocada, em 109º lugar. Já o Rio fica em 112º e São Paulo em 148º.

A pesquisa

A classificação da pesquisa se baseia em um índice por pontuação cuja referência é Nova York. A cidade norte-americana funciona como uma espécie de meio termo, com 100 pontos, entre Viena (108,6) e Bagdá (14,7).

São considerados no estudo 39 fatores elencados em dez categorias:

- Ambiente político e social;
- Ambiente econômico;
- Ambiente sócio-cultural;
- Saúde e saneamento;
- Escolas e educação;
- Serviços e transporte público;
- Recreação;
- Bens de consumo;
- Moradia;
- Meio ambiente.

Para cada cidade analisada, há um relatório detalhado, que ajuda a cumprir o objetivo da pesquisa, que é fornecer às empresas multinacionais informações para que possam remunerar de forma justa os funcionários transferidos de seus países para o exterior.

Comentários

Postagens mais visitadas

FAÇA PARTE DA NOSSA TRIBO!

O PODER DO PENSAMENTO POSITIVO

Saiba como ativar uma atitude mental positiva para alcançar a prosperidade. Com uma leitura fácil e dinâmica te ajudamos a trabalhar a sua mente subconsciente com pensamentos positivos diariamente. Comprar Agora