Conta Bancária Emocional



Olá pessoal, que a paz de Cristo esteja com todos!
 Estamos aqui mais uma vez para falarmos sobre um tema que muito me interessa, nestes últimos anos, e que acredito que é a mola motriz para o bem-estar de muitas pessoas e, por conseguinte, a razão do sucesso de muitas outras.
Diariamente, nos telejornais, podemos acompanhar os boletins econômicos. A dança financeira sobre a economia dos mais diferentes governos. Quais as bolsas – e cotas de participação – estão em alta ou em baixa. Quais os melhores investimentos, os mais rentáveis ou os de riscos a curto, médio e longo prazo.
E se você quiser se especializar no assunto e ter mais propriedade sobre este tema se tem à disposição: inúmeras revistas (Época, Valor Econômico, Exame, etc) e jornais (Folha de São Paulo, O Estadão, The New Iork Times, etc), entre tantos outros veículos na mídia digital que podem muito bem serem utilizados para nos mantemos atualizados sobre os principais valores econômicos do mercado.
Por outro lado, não temos muito material que nos fale sobre um outro tipo de investimento econômico e que – para sermos sinceros – é muito mais importante que aquele. Falo, pois, do investimento na economia emocional.
Há um termo que utilizamos em Psicologia e que fora tomado por empréstimo da Física, definido como a capacidade que temos em lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir às pressões de situações adversas, ou seja, estamos falando da RESILIÊNCIA.
Um ser resiliente é aquele que sabe manter o equilíbrio em situações de tensão ou pressão. Um atributo que podemos muito bem aprender e desenvolvermos em nosso meio profissional e pessoal.  Pode-se dizer que nas organizações é imprescindível.
Investir na bolsa de valores emocional passa a ser uma ferramenta indispensável àqueles que lidam – diariamente – com pessoas. E como estudioso desta área, percebo que o ponto crucial da questão está na relação dialógica[1], ou seja, na forma como nos percebemos e percebemos o outro a nossa volta. O homem, na concepção de Buber, é um ser relacional e, a partir daí, assume uma atitude de encontro entre um EU  e um TU ou entre um EU e um ISSO. Como assim? Muito simples: ou eu percebo o outro como uma outra pessoa ou como um objeto. Ou eu valorizo o outro como um ser existente, pensante e relacional ou o coisifico em sua insignificância.
Nas organizações percebemos muito bem estas posturas quando analisamos as posturas dos chefes e a dos líderes. No primeiro há uma tendência em coisificar os seres e tratá-los como meros subalternos, enquanto que a postura do segundo assume a valorização do ser e trata-os como colaboradores; pessoas com habilidades e talentos específicos que estão ali para darem continuidade e aperfeiçoarem um projeto que não é apenas de um, mas de todos.
Molière[2] afirmara que Nós não somos responsáveis somente pelo que fazemos, mas também por aquilo que não fazemos (in: Pare de se sabotar e dê a volta por cima, Flip Plippen; 2010,96).
Por contas vezes se deixou de praticar a ARTE DO ELOGIO entre os colaboradores (ou em família) e como resultado acabamos produzindo nas pessoas sentimentos negativos?
Tenho dito e reafirmo que somos seres carentes por natureza. Carentes de atenção. Necessitamos da presença do outro, do carinho do outro, de palavras de estímulos e incentivo do outro. Vivemos para o outro, produzimos para o outro. Ainda não se deram conta disto?
Investir na conta bancária emocional é assumir (e desenvolver) a capacidade de ser uma pessoa resiliente ou, se preferirem, assumir uma postura empática, muito bem exemplificada nas do Mestre Jesus: Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei (Jo 15,12).


[1]Lembrando Martin Buber (1878-1965), sugeria que os professores ensinassem os jovens a conviver com o próximo.
[2] Importante escritor, ator e dramaturgo francês do século XVII.

Comentários

Postagens mais visitadas

FAÇA PARTE DA NOSSA TRIBO!

O PODER DO PENSAMENTO POSITIVO

Saiba como ativar uma atitude mental positiva para alcançar a prosperidade. Com uma leitura fácil e dinâmica te ajudamos a trabalhar a sua mente subconsciente com pensamentos positivos diariamente. Comprar Agora