GERENCIAMENTO DO TEMPO



           
O tempo representa uma medida de duração dos fenômenos, um período, uma época, uma ocasião própria; ou, se preferirem, também se pode dizer de um estado atmosférico. Na música, trata-se das partes do compasso. Para a nossa gramática, refere-se a uma flexão verbal.
            Para Albert Einstein o tempo é uma ilusão. “A distinção entre passado, presente e futuro não passa de uma firme e persistente ilusão”.
           Para os gregos ele pode ser entendido de duas formas: Chronos e kairós. O primeiro, referindo-se ao tempo cronológico, um tempo sequencial, o tempo das horas, dos dias e anos, o tempo dos homens. O segundo é descrito como o tempo de Deus.
         Embora seja estudado nos mais diferentes tipos de ciência, o fato é que o tempo terá a sua função conforme o interesse que o direcionamos. Ou seja, para a Física o tempo é visto com uma dimensão de quantidade e dessa forma pode-se medir o tempo que um veículo percorre em determinada velocidade. Na meteorologia o tempo é o estado físico das condições atmosféricas.
            E para você o que é o tempo?
            Em que tempo você está? Ou seria melhor perguntar: em que tempo você se encontra?
      No Livro de Eclesiastes, pertencente ao Antigo Testamento, o tempo é visto como uma predestinação a alguns acontecimentos. Assim, “há tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado (...), tempo para chorar, e tempo para rir”.
            Ainda pegando carona nas Sagradas Escrituras, perguntamos: Que proveito tira o trabalhador de sua obra?
            Para a Gestalt Terapia o tempo é visto como algo imediato, aqui e agora. Passado e futuro são manifestações psíquicas. Aquela referente às lembranças e a outra as projeções. Mas, tanto uma como a outra são produzidas num tempo presente: o nosso aqui e agora; levando-nos a acreditar que de real e concreto só existe o momento presente.
            A questão agora é: como gerenciar este momento imediato? Como gerenciar o tempo presente?
            Certa feita um discípulo perguntou ao seu mestre: mestre o que faço para atingir a iluminação [o satori]?
            - (Mestre): o que você está fazendo?
            - (o discípulo): tomando sopa.
            - (Mestre): Então termine!
            - [passado algum tempo]: pronto Mestre, terminei.
            - (Mestre): agora lave a louça.
            - (o discípulo).....lavei [já irritado] e agora?
            - agora guarde!
            Ao final daquela conversar, irritado e sem entender nada do que estava acontecendo, o discípulo disse que não estava entendendo nada, ao que o mestre lhe disse que a cada coisa a seu tempo. Quando for hora de comer, coma; quando for hora de beber água, beba água; quando for hora de dormir, durma.
            É bem verdade que este procedimento para os ocidentais parece fora de contexto, uma vez que fomos acostumados à cultura do ontem. Nas organizações é muito comum ouvir solicitações do tipo: este trabalho é pra ontem. Agora, sincera e honestamente: você consegue fazer alguma coisa – neste exato momento – ontem?
            Percebem que muitas vezes deixamos de fazer nossas atividades diárias por não respeitarmos o nosso tempo imediato? É como caminhar, não se pode andar um quilômetro sem andar os primeiros centímetros, metros e assim por diante. O que nos falta é esta consciência do momento imediato, do nosso aqui e agora. Um tempo que, mesmo ilusório, nos dá a medida exata de onde nós estamos e aonde queremos chegar. Eu diria que é uma questão de foco e determinação. Onde estou e para onde quero ir.
            Seguindo esta linha de raciocínio eu lhe pergunto:
- O que é ser produtivo para você?

Concluo, portanto, sugerindo que você procure observar mais o seu momento imediato e quando conseguir saber onde está defina o que deseja fazer e aonde pretende chegar e como quer chegar. Não esqueça: FOCO e DETERMINAÇÃO.


_____________________________
 Salatiel Soares Diniz é psicólogo, palestrante e autor dos livros: GESTÃO DE PESSOAS, Editora Viena, 2013; e Vivendo e Aprendendo – com o mestre Jesus, Clube de Autores, 2012. 

Comentários

Postagens mais visitadas

FAÇA PARTE DA NOSSA TRIBO!

O PODER DO PENSAMENTO POSITIVO

Saiba como ativar uma atitude mental positiva para alcançar a prosperidade. Com uma leitura fácil e dinâmica te ajudamos a trabalhar a sua mente subconsciente com pensamentos positivos diariamente. Comprar Agora