PARE DE ALIMENTAR DEMÔNIOS

 

Olá pessoas, graça e paz!

Estamos de volta ao nosso podcast Conversando com Salatiel Diniz... e o nosso tema de hoje é: PARE DE ALIMENTAR DEMÔNIOS!

Gostaria de iniciar a nossa conversa citando uma passagem bíblica que nos diz o seguinte: Porque é do interior do coração dos homens que procedem os maus pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos...[ Marcos 7:21]

Primeiro vamos entender que o coração citado nesta passagem se refere a nossa mente subconsciente e não ao órgão coração e, segundo, salientar que os nossos fantasmas e os demônios moram em nosso íntimo.

Quem estamos alimentando diariamente: anjos ou demônios?

Recentemente vimos a ginasta Simone Biles afirmar: “assim que eu piso no tatame, sou só eu e a minha cabeça, lidando com demônios”.

Quais demônios?

Quantas vezes você se percebeu tentado a desistir porque não aguentou a pressão? Quantas vezes você se permitiu desistir em nome de sua saúde mental?

Confesso que amo quando aparecem histórias desse tipo, para poder mostrar às pessoas que somos seres humanos e não robôs. Somos seres humanos sim, mortais, que fazem xixi e coco, que choram, sentem dor, alegria, tem determinação, foco, fé [alguns é verdade...], mas que também sentem angústias, ansiedade, depressão, choram porque estão enlutados, ficam putos da vida porque não conseguiram determinada coisa, putz..., somos seres humanos...

Perceber-se fraco não é sinal de fraqueza, mas de maturidade emocional. Portanto, não é frescura como dizem alguns: essa história de depressão é frescura, falta de Deus. Você tem certeza disso? Pare de falar besteiras e procure um especialista. É pra isto que existe a Psicologia, a Psiquiatria, Neurologia e a Neurociência.

Simone Biles entrou para a história das Olímpiadas por conta de sua bravura. Sincera e honestamente, acho até que a OMS [Organização Mundial de Saúde] deveria lhe conceder uma medalha de honra ao mérito por tamanha bravura. Sim, bravura. Pois precisa ser corajoso para admitir que não está aguentando mais os seus próprios fantasmas.

Todos nós temos os nossos fantasmas, os nossos medos e momentos de frustrações. No podcast anterior falei sobre os nossos padrões mentais, a forma como alimentamos os nossos pensamentos. Estamos a todo momento sendo cobrados por alguma coisa, e, sabe o que é pior, é quando somos nós os principais cobradores, os principais carrascos de nós mesmos. Pare de ser o sabotador de si mesmo; pare de si torturar.

Afinal, quem é você para andar criticando alguem que, numa fração de segundos, falando mais uma vez das olímpiadas, cometeu um erro? Quem é você para torcer contra ou a favor do fracasso do outro para você poder ter sucesso?

Vou mais longe ainda, quem é você para criticar Judas por ter traído Jesus? Será mesmo que você não faria o mesmo se estivesse tido a oportunidade de estar no lugar dele?

Calma. Respire. Leve a vida com mais leveza. E aqui eu aproveito para citar outra atleta olímpica, a Rayssa Leal, uma menina com apenas 13 anos de idade que nos deu uma verdadeira lição de como devemos nos proceder numa competição. Ela soube aproveitar cada momento como leveza e diversão.

Não queira ser um mito. Seja simplesmente você.

Sei que este podcast vai ficar bem maior que os anteriores, mas acho muito pertinente esta fala. Precisamos entender e aprender que os nossos pensamentos governam a nossa forma de ser e agir. Dessa forma, se você acredita que pode vencer os seus medos, certamente você os vencerá; mas se você acredita que eles são maiores que você, sinto muito, você está alimentando os seus fantasmas, os seus demônios.

Minha mãe, aos 77 anos de idade conseguiu vencer um câncer de intestino, mas se rendeu aos fantasmas que povoavam a sua mente e faleceu em 2017 vítima de uma depressão.

Vários líderes religiosos, entre eles, o Pe. Fábio de Melo, foram vítimas da depressão. Ah, psicólogos e psiquiatras também sofrem com esses males viu.

Inúmeras pesquisas apontam que, cerca de 86% dos problemas de saúde mental, ou os transtornos mentais, são desencadeados pela pressão no ambiente de trabalho ou por situações afetivas da vida pessoal. A própria pandemia criou um novo tipo de transtorno de ansiedade: a coronafobia. Ou seja, acredita-se que 8 de cada 10 brasileiros tenham algum tipo de transtorno de ansiedade. Mas isto é um tema que iremos tratar noutro podcast.

Portanto, desconsiderar um acompanhamento profissional, seja ele com um psicólogo ou um psiquiatra, pode ser suicídio. Eu costumo dizer que é um suicídio em doses homeopáticas. A pessoa vai se matando aos poucos, fortalecendo os seus fantasmas, os seus demônios.

Portanto, PARE DE ALIMENTAR OS SEUS DEMÔNIOS! Experimente amar-se mais, ler mais, brincar, sorrir, tomar uma boa taça de vinho, uma boa noite de amor com a pessoa amada, perdoar-se a si mesmo e não ter vergonha de procurar ajuda profissional quando o emocional não estiver bem.

Bom, vou encerrar com as belíssimas palavras de Cora Coralina: Às vezes o coração, rasgado pela dor, vira retalho. Recomenda-se, nestes casos, costura-lo com uma linha chamada recomeço. É o suficiente.

Eu sou Salatiel Diniz e te desejo muita paz e luz em teu coração. Siga-nos em nossas redes sociais. No instagram procure por @salatiel.diniz | @salatieldiniz.podcast | no youtube Salatiel Diniz | e o nosso canal no Telegram: Vida em Abundância.

Ah, compartilhe com mais pessoas esse podcast, certamente tem gente precisando ouvir o que eu acabei de falar.

Um grande cheiro em teu coração e até breve, até muito breve.

Comentários

Postagens mais visitadas

FAÇA PARTE DA NOSSA TRIBO!

O PODER DO PENSAMENTO POSITIVO

Saiba como ativar uma atitude mental positiva para alcançar a prosperidade. Com uma leitura fácil e dinâmica te ajudamos a trabalhar a sua mente subconsciente com pensamentos positivos diariamente. Comprar Agora