NÃO ENTREGUES A TUA ALMA À TRISTEZA

 

Olá pessoas, saudações aromáticas.

Seja muito bem-vindo [bem-vinda] ao nosso Conversando com Salatiel Diniz – o podcast que te ajuda a valorizar aquilo que você tem de melhor.

E eu fico feliz que você esteja aqui conosco, e ao final deste episódio, espero ter contribuído para tornar o seu dia melhor, com facilidade, alegria e glória.


E no episódio de hoje vamos conversar sobre:

NÃO ENTREGUES TUA ALMA À TRISTEZA!


E começamos a nossa interação de hoje com a seguinte pergunta: Por que nos atormentamos tanto com os nossos pensamentos?

O livro de Eclesiástico [Ecl 30:22] nos diz que não devemos entregar a alma à tristeza, não atormentar-se a si mesmo nos pensamentos, pois a alegria do coração é a vida do homem e um inesgotável tesouro de santidade.

 Por que se entrega a alma à tristeza? Ora, se a tristeza encurta os anos e nos conduz à morte, então, por que não nos rendemos à alegria? Sabe o que acontece? A cultura ocidental é uma cultura do apego. Dá-se muita importância ao ter em detrimento do ser. Esquece-se que o ter precisa ser uma consequência do ser. E que este ser é resultante da nossa forma de pensar e, consequentemente, do nosso agir.

 As doenças, por sua vez, são manifestações psíquicas que foram somatizadas, a partir das leituras erradas [ou distorcidas] que fazemos ao longo da vida. Há quem diga que a vida é muito complicada. Complicada que nada! Nós é quem a complicamos. Teimosos como somos, vivemos a acumular lixos existenciais o tempo todo. E como todo bom lixo, apodrece e cheira mal. Mas, como a natureza é infinitamente sábia, todo lixo é passível de reciclagem. A reciclagem dos nossos lixos existenciais passa pelo PERDÃO.

 


Perdoar é livrar-se de amarras que impedem o crescimento. Muitas pessoas não conseguem ter sucesso pessoal e profissional porque estão presas a sentimentos (situações inacabadas) que as imobilizam. E a primeira pessoa que precisamos perdoar somos nós mesmos. Sim. Parar de achar que é um pobre coitado e lembrar que é um filho de Deus e enquanto filho de Deus é cocriador do universo.

 

Portanto, responsável na administração do projeto divino. Trazemos em nossa essência uma das principais virtudes do Criador: a inteligência. Nos foi dado a inteligência para que pudéssemos aperfeiçoar os dons que também recebemos do Criador para que o seu projeto não ficasse parado. Infelizmente encontramos algumas pessoas que não souberam fazer bom uso deste privilégio.

Uma paciente, certa vez, disse-me que não conseguia gostar do seu emprego porque se sentia diminuída (ela era doméstica). Disse-lhe que ela não deveria pensar desta forma, pois a sua atividade era essencial para o bem-estar do ambiente e que era através do seu trabalho que ela conseguia levar alimento para a sua casa e suprir suas necessidades básicas e sociais. Sugeri que fizesse o seguinte exercício mental:

 

Hoje é o melhor dia da minha vida,

eu me amo e está tudo bem.

Eu sou filho(a) de Deus,

Filho(a) amado(a) de Deus

E em minha vida

Só acontecem coisas boas.

 

Disse-lhe que era primordial que ela mentalizasse este mantra e fizesse-o várias vezes ao longo do dia. Três semanas depois apareceu no consultório com um semblante bem mais leve, usando óculos – coisa que ela não fazia porque se achava feia de óculos -, com o cabelo alinhado e um sorriso estampado no rosto. Pela primeira vez na vida – dizia ela – sentia-se verdadeiramente feliz. Algumas semanas depois falou-me que por duas vezes recebera algumas gratificações pelo trabalho que estava realizando. Claro. Isto só foi possível porque ela se perdoou e se permitiu gostar do que ela faz. O universo abriu as portas para ela porque ela se permitiu abrir o seu coração para a vida. Como eu disse: a vida não é complicada, somos nós que a complicamos com crendices e preconceitos desnecessários. Permita-se, diariamente, ser grato ao Grande Arquiteto do Universo pelo dom de sua vida, pelo pão que está em sua mesa, pela sua família, seus vizinhos, amigos, colegas de trabalho, pelos seus estudos, seu trabalho, por tudo aquilo e por todos aqueles com os quais você convive diariamente.

Resumindo, pare de produzir lixo existencial– com pensamentos negativos e derrotistas -, pare de carregar pedras de tropeço em sua vida. Experimente amar-se mais, ler bons livros, brincar, sorrir, perdoar-se a si mesmo e não ter vergonha de procurar uma ajuda profissional quando o emocional não estiver bem. Cuide bem da sua saúde mental.

Gratidão a todos os nossos ouvintes por nos acompanhar. Eu sou Salatiel Diniz e espero ter contribuído para tornar o seu dia melhor, com facilidade, alegria e glória; te desejo muita paz e luz em teu coração. Siga-nos em nossas redes sociais:

 @salatiel.diniz | @salatieldiniz.podcast | Twitter:@Salatielpsi | Telegram: Vida em Abundância | Youtube: Salatiel Diniz 

Acesse. Curta. Compartilhe este podcast com mais pessoas, certamente tem gente precisando ouvir o que eu acabei de falar.

Um grande cheiro em teu coração e até breve, até muito breve.

Comentários

Postagens mais visitadas

FAÇA PARTE DA NOSSA TRIBO!

O PODER DO PENSAMENTO POSITIVO

Saiba como ativar uma atitude mental positiva para alcançar a prosperidade. Com uma leitura fácil e dinâmica te ajudamos a trabalhar a sua mente subconsciente com pensamentos positivos diariamente. Comprar Agora